Agroindústria

CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA

       O Técnico em Agroindústria é um profissional da química dos alimentos, de nível médio, registrado no Conselho Regional de Química-CRQ e Conselho Federal de Química- CFQ, que atende as necessidades de empresas públicas e/ou privadas. O curso tem como principal objetivo, o desenvolvimento regional, através do empreendedorismo, da produção da cadeia de suprimentos alimentar animal e vegetal, focando sempre as Boas Práticas de Manipulação, usando os melhores métodos de controle. Garantindo assim a segurança do manipulador, da área de produção, dos alimentos produzidos com qualidade e higiene ao consumidor.



Cursos subsequentes em universidades:

  • Tecnólogo em Agroindústria;
  • Tecnólogo em Alimentos;
  • Nutrição;
  • Bach. em Agroindústria;
  • Engenharia de alimentos.

Média Salarial:

R$1200 a R$2500 reais.


Grade curricular:

O Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria integrado ao Ensino Médio está organizado em regime seriado semestral, com uma carga-horária de disciplinas de 3.840 horas, acrescida de 300 horas de Estágio Supervisionado, e mais 1.260 horas de parte diversificada, totalizando uma carga-horária de 5.400 horas.

 

Estágio Curricular

O estágio curricular é um ato educativo e agente integrador acadêmico profissional, configurado para ser um componente da matriz do curso, portanto, de natureza orientada, desenvolvido em ambiente de trabalho, visando à preparação para a profissionalização dos discentes. O estágio curricular é componente obrigatório do projeto pedagógico do curso, dessa maneira, ele pode ser visto como uma excelente alternativa para crescer na profissão e aprender a transformar o conhecimento em habilidade prática. 

O estágio para maioria da turma acontece na cidade de Cariré e Sobral, em concedentes parceiras como: Panificadora Ideal, Padaria Princesa do Norte, Doce Cultura, Choco Show, Padaria e Confeitaria Piray, SOS Alergia, NUTRINOR, Spoleto, Divino Fogão, Padaria e Confeitaria Padre Cícero dentre outras parceiras, todas oferecendo diversas oportunidades, conhecimento e a tão almejada experiência profissional.

Imagens dos alunos em algumas concedentes de estágio:

 


Perfil do profissional após a conclusão do curso

 O profissional que optar por essa área irá atuar com tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal na panificação e confeitaria. Realiza a implantação, execução e avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Realiza análises laboratoriais de alimentos. Desenvolve técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a agroindústria e promove a inovação tecnológica.

 

Campo de atuação

 Agroindústrias e indústrias de alimentos e bebidas. Laboratórios de análises de alimentos. Consultorias. Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias. Instituições de ensino e/ou de pesquisa.

 

 

Visitas técnicas


 

Aulas práticas



 

Aulas teóricas