CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES
Informações Gerais e Importância do Curso
O curso de Técnico em Redes de Computadores tem como objetivos formar um Profissional Técnico com competências necessárias para instalar, configurar dispositivos de comunicação digital e programas de computadores em equipamentos de redes; configurar acessos de usuários em redes de computadores; configurar serviços de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias e implementar recursos de segurança em redes de computadores.
É um curso de suma importância porque tem como metas de promoção ao profissional da área:
· Oportunizar condições para a construção de competências necessárias para o desenvolvimento eficiente e eficaz das habilidades inerentes ao Técnico de Rede de Computadores;
· Oferecer subsídios para o manuseio adequado dos equipamentos requeridos pela sua área de trabalho;
· Promover o desenvolvimento de atitudes positivas para a mudança, tendo em vista os permanentes desafios que empoem o mundo produtivo, as flutuantes condições dos mercados e as inovações tecnológicas;
· Propiciar a aquisição de habilidades de interpretação, de análise, de iniciativa e de comunicação;
· Promover o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e trabalhar em equipe;
· Executar tarefas de suporte e apoio a usuários;
· Prover sistemas de segurança em redes de computadores;
· Especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos necessários para montar e estruturar uma rede de computadores;
· Desenvolver e operar aplicações, sistemas e interfaces gráficas;
· Desenvolver as competências do técnico por meio da ação conjunta dos profissionais do mundo do trabalho e profissionais da educação;
· Utilizar metodologia para desenvolver capacidades a fim de comunicar ideias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo e representar as regras de convivência democrática.
Perfil Profissional e Áreas de Atuação
O Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores deve ser flexível e dominar os diferentes aspectos tecnológicos e organizacionais relacionados com as redes de computadores, além de compreender as necessidades e os processos organizacionais, visando a implementação de sistemas de comunicação de dados que efetivamente atendam aos requisitos de negócio das empresas.
Pode atuar na execução de projetos desta natureza, desenvolver serviços de manutenção preventiva e reativa, participar da elaboração de diagnósticos e da solução de problemas, envolvendo comunicação entre computadores e dando suporte a tomada de decisões estratégicas e táticas associados a redes.
Para tanto, no decorrer do curso, deve mobilizar e articular com competência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo que lhe permita: buscar atualização constante, ter visão sistemática da empresa, atuar com responsabilidade, executar e manter projetos de cabeamento estruturado, instalar e manter redes de computadores de maneira eficientes, configurar serviços de redes, administrar serviços de redes, identificar e eliminar falhas operacionais, gerir um negócio com visão sistemática e executar com empenho e competência todas as atribuições promovidas pela área e profissão.
Matriz Curricular
O Curso Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores integrado ao Ensino Médio está organizado em regime seriado semestral, com uma carga horaria de disciplinas de 3.920 horas, acrescida de 300 horas de Estagio Curricular, e mais 1.180 horas de parte diversificada, totalizando uma carga horaria de 5.400 horas.
Estágio Curricular
O Estagio Curricular é uma disciplina dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tornando-se um pré-requisito para a formação e conclusão do curso Técnico em redes de Computadores, o estágio promove a oportunidade de colocar em prática de maneira aprofundada os conhecimentos adquiridos ao longo do curso técnico, proporcionar ao aluno a experiência profissional para a inserção no mercado de trabalho, promovendo seu crescimento profissional e desenvolvimento social.
O estágio permite ao aluno diferenciar-se dos demais concorrentes ao mercado de trabalho, pois promove a experiência profissional inicial, permitindo que o estudante conheça o mercado de trabalho na prática, vislumbrando seus mecanismos de funcionamento práticos e teóricos, promovendo assim um maior conhecimento na sua área de atuação, conhecimento aprofundado de uma empresa, bem como suas regras, produtos, mercado de atuação e serviços oferecidos.
O estágio normalmente acontece nas cidades de Cariré e Sobral, contamos com a parceira de diversas empresas da cidade e região como: Online Telecom, Inforlink, Gatway Computadores, Sobral Net, Brisa Net, GP Net, Tsunami Net, Ultra Fibra dentre outras parceiras, todas oferecendo diversas oportunidades, conhecimento e a tão almejada experiência profissional.
Aulas Teóricas
Informática Básica: Apresenta os fundamentos básicos de manuseio de software aplicativos e uma visão geral das técnicas, ferramentas e tecnologias existentes no mercado voltadas para demandas de escritório. Busca conduzir ao uso das principais funções de editores de texto: Mala direta, dentre outras. Planilhas eletrônicas. Principais Funções: formatação de planilha, impressão e criação de fórmulas, gráficos, dentre outras. Gerenciadores de apresentação: criação de slides, transição, efeitos e conteúdo multimídia, dentre outras.
Profissão e Formação: Situar-se em relação a sua profissão e formação levando em conta as precisões e participando das atividades propostas segundo o planejamento do módulo.
Gestão do Tempo: Apresenta noções acerca da importância do tempo e de como gerenciá-lo, a fim de que se consiga, no prazo estipulado, desenvolver o trabalho esperado da forma mais breve, econômica e eficaz possível.
Investigação das Informações: Efetua uma busca de informações segundo os critérios e precisões.
Instalações de Hardware: Instalação de todos os componentes físicos de um computador, reconhecendo a função de cada um deles.
Análise e Programação: Desenvolvimento de aplicações voltadas para o ambiente de redes de computadores na plataforma Java usando o paradigma de orientação a objetos a partir de diagramas básicos da UML elaborados por si ou por terceiros.
Redes de Computadores: Objetiva montar e configurar uma rede local de acordo com as normas e padrões convencionados e utilizados no mercado, entregando um produto final de qualidade, baseado nas diversas fundamentações teóricas obtidas neste manual com a orientação do professor em sala de aula. O técnico será, ainda, capaz de projetar um sistema básico de cabeamento estruturado respeitando as normas técnicas e de segurança.
Administração de Redes: Busca introduzir e/ou aprofundar diversos assuntos relacionados à Administração de Redes corporativas através de uma abordagem teórica e prática, proporcionando sólidos conhecimentos sobre o funcionamento da rede e dos protocolos nela utilizados. Fornece uma base sólida de conhecimentos em segurança das informações, gerenciamento de redes, montagem de projetos físicos e lógicos de uma rede, instalação de Servidores Windows e Linux, configuração e gerenciamento de alguns de seus papéis, softwares específicos como Samba, Nagios, além de outros assuntos essenciais para completar a formação de um administrador de redes, tais como balanceamento e redundância de link, controle de banda, monitoramento e Proxy.
Sistemas Operacionais: Proporciona conhecimento sobre os módulos, as ferramentas e suas respectivas utilidades. O aluno saberá identificar os vários Sistemas Operacionais, suas versões bem como instalar e administrar o sistema operacional de maneira a prover integridade, disponibilidade e confidencialidade, princípios básicos de segurança.
Interações Profissionais: Proporciona ao aluno o entendimento do que é a Interação Profissional e sua importância, possibilitando a compreensão de conceitos fundamentais voltados para a área e, por meio da contextualização, viabiliza aprendizado para o desenvolvimento eficaz do trabalho, a partir da excelência na comunicação.
Banco de Dados: Busca utilizar os sistemas de banco de dados, com capacidades de escolha e gerenciamento de acordo com a necessidade do cliente, trabalhando em conjunto com linguagens de programação.
Montagem e Instalação de Sistemas Informáticos: O Aluno deve mostrar a competência de analisar a arquitetura e o funcionamento de um sistema informático de acordo com as condições, critérios e necessidades encontradas.
Softwares de Aplicação: Busca explorar as possibilidades dos softwares de aplicação segundo as condições e critérios, através da utilização de estudos de caso.
Resolução de Problemas: Tem como objetivo introduzir e/ou aprofundar diversos assuntos relacionados a Resolução de Problemas em Redes corporativas através de uma abordagem teórica e prática, proporcionando sólidos conhecimentos sobre o funcionamento da rede e dos protocolos nela utilizados. Fornece uma base sólida de conhecimentos em soluções de problemas ocorridos em redes de comunicação, tanto rede local, quanto tecnologia wireless e móvel, além de outros assuntos essenciais para completar a formação de um técnico em redes de computadores, tais como aumento da taxa de transferenciais, backups, entre outros.
Aulas Práticas, Visitas Técnicas e Participação em Eventos
Para complementar a aprendizagem e promover uma melhor fixação dos conteúdos formando assim um profissional capacitado e pronto para atuação no mercado de trabalho, faz-se necessário além das aulas teóricas, atividades práticas em laboratório, sala de aula, empresas e outros ambientes que proporcionem a união da teoria com a prática. São necessárias visitas técnicas para que o aluno possa conhecer de maneira mais próxima o funcionamento de uma empresa, bem como seus serviços, produtos e logística de funcionamento, assim como intercâmbios com outras escolas profissionais, a fim de promover uma troca de experiências e desenvolver, de maneira eficiente, o poder cognitivo dos estudantes e futuros profissionais.
Mercado de trabalho e Média Salarial
Presente em empresas de gestão de tecnologia, empresas privadas com áreas próprias de Tecnologia da Informação e prestadores de serviços, o Técnico em Redes de Computadores é um dos profissionais mais requisitados no mercado. Em decorrência disso o número de vagas de emprego tem se mantido crescente para esse segmento.
No cargo de Técnico em Redes de Computadores se inicia ganhando R$ 1.603,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.365,00. A média salarial para Técnico em Redes de Computadores no Brasil é de R$ 1.915,00.
Palestras
Visitas técnicas às empresas: Execute Computadores e Sobral Net
Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre(Flisol)